Vídeos do blog

Você também pode acessar os vídeos diretamente no Vimeo ou no YouTube: Acesse http://vimeo.com/channels/educacaoecidadania ou http://www.youtube.com/educacaoecidadania.

Cursos para qualificação no Senac e o documentário dos alunos da EB Maria Tomázia

Educação e Cidadania News de 19.03.2015 – 1º Bloco.

Os Cursos Técnicos do Senac atendem as necessidades do mercado de trabalho. O aluno conclui sua formação com ampla visão de mundo, preparado para o mercado de trabalho e com a possibilidade de continuar a formação nas mais diversas áreas .

Com carga horária entre 800 e 1800 horas/aula, os currículos são elaborados a partir do perfil profissional e contemplam as competências exigidas para exercer a profissão no mercado de trabalho. Para ingressar nos Cursos Técnicos do Senac é necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando, de acordo com pré-requisitos de cada curso.

Falaram ao repórter Rodrigo Cardozo, os estudantes Gabriel Rosa e Rose Fagundes, o professor Silvio Percicotte Jr. e a coordenador do Senac Palhoça, Fabian Souza.

Ainda nesse bloco, reportagem sobre o documentário “Vai ter peixe amanhã”, produzido pelos estudantes da EB Maria Tomázia de Florianópolis, sobre a pesca artesanal. Com depoimentos do professor Luiz de Vasconcelos, dos alunos João Cabral Ruiz e Maria Luiza Henrique e da diretora Liziane Farias.

Naturologia da Unisul reconhecida

Educação e Cidadania News de 19.03.2015 – 2º Bloco.

Profissão de naturólogo é reconhecida pelo Ministério de Trabalho e Emprego. A profissão, que estuda as práticas e métodos naturais, passa a ser inserida na CBO (Classificação Brasileira de Ocupação) neste segundo semestre de fevereiro e traz maiores benefícios para o ingresso do profissional no mercado de trabalho.

Acompanhe a reportagem e entrevista com o professor Fernando Hellmann, no Educação e Cidadania. Também falaram as estudantes Mariana Raizer, Marina Nascimento, Raíza Fagundes, Crítines Ribeiro e o professor Daniel Rodrigues.

30 anos do NEA/UFSC

Educação e Cidadania News de 19.03.2015 – 3º Bloco.

O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) comemora 30 anos de existência na preservação da Cultura Açoriana em mais de 40 municípios catarinenses. Ao Educação e Cidadania falaram o coordenador do NEA, Francisco do Valle Pereira e o diretor Joi Cletison.

O ensino à distância da Unisul Virtual e a educação bilingue da Maple Bear

Educação e Cidadania News de 12.03.2015 – 1º Bloco.

O Educação e Cidadania recebeu o Major Brigadeiro Adenir Siqueira Vianna. Mentor dos cursos de Logística e de Ciências Aeronáuticas na UNISULVIRTUAL, onde leciona desde 2007. A UNISULVIRTUAL está voltada para a graduação e pós graduação em EaD. Um sucesso, se levarmos em conta que, um em cada 4/5 alunos matriculados estudam a distância – um pouco menos de 1.200.000 alunos.

O Brigadeiro Vianna, também falou da Via Educacional – Cursos e Concursos, uma instituição de ensino que tem como objetivo planejar, executar, assessorar e prestar serviços educacionais de ensino, pesquisa e extensão nas modalidades presencial e a distância

Ainda nesse bloco você poderá ver reportagem sobre o ensino de inglês através do método canadense da escola Maple Bear, que recebeu em sua sede em Florianópolis, o presidente Maple Bear Global Sul Rodney Briggs. Na reportagem de Rodrigo Cardozo, também falaram a professora Maristela Daum, e a empresária Marta Tracian.

Falando sobre Senac Varejo

Educação e Cidadania News de 12.03.2015 – 2º Bloco.

Quais são as perspectivas atuais para o varejo e de que forma o programa Senac Varejo pode auxiliar os empresas a atuar de modo assertivo, atraindo e mantendo clientes. De 9 a 11 de março, os palestrantes do Senac Varejo se reuniram em Florianópolis para compartilhamento de experiências e cases, além de alinhamento dos trabalhos para 2015.

Conversei sobre o tema com os especialistas na área, o Orientador de Curso do Senac Lucio Stein e o Gestor de Marketing e Consultor Deivid Anselmo Leandro – palestrantes do programa Senac Varejo.

A Univali e a RegataVolvo Ocean Race

Educação e Cidadania News de 12.03.2015 – 3º Bloco.

​Entre os dias 3 e 19 de abril, Itajaí recebe pela segunda vez a regata Volvo Ocean Race (VOR) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi convidada, novamente, a participar da organização do evento. A Universidade atuará na captação, capacitação e coordenação de voluntários, na realização de ciclo de palestras e com estande na feira de negócios.

A Coordenadora de Gestão de Eventos da Univali Ana Claudia Dalagnoli, falou ao Educação e Cidadania sobre o evento e sobre a participação de acadêmicos da universidade no Projeto Rondon.

Projeto Ler é Mais – CEB São José

Educação e Cidadania News de 05.03.2015 – 1º Bloco.

Na reportagem de Rodrigo Cardozo, vários estudantes e professores falam sobre a leitura, e como eles estão empenhados em ler. É um belo projeto do CEB -Centro Educacional Barreiros de São José.

Falaram as alunas Beatriz Venâncio (13 anos), Juliana Koerich (14 anos), Jennifer Sodré (14 anos) e os professores Jeison Freitas, Sandra Mara Porto e Kátia Pereira.

Ainda nesse bloco, a manifestação dos professores da rede estadual de ensino SC,para impedir a votação da Medida Provisória que modifica regras na contratação de professores temporários.
Falaram os professores Eliane Mota e Michel Flor, o sec. de assuntos educacionais do SINTE, Aldoir José Kraemer e o sec. estadual de Educação Eduardo Deschamps.

As metas do ICEP e EDHUC e o Pic Senac

Educação e Cidadania News de 05.03.2015 – 2º Bloco.

O ICEP – Instituto de Consultoria Educacional e pós-graduação e o EDHUC – Escola de Desenvolvimento Humano para a Cidadania, realizam vários projetos e parcerias, tndo como objetivo o compromisso radical com o respeito aos direitos humanos e com a democracia participativa.

Ao Educação e Cidadania falaram o educador corporativo Danilo Aronovich Cunha e coordenadora pedagógica Izabel Andrade.

Ainda nesse bloco reportagem sobre o PicSenac – Seminário de Capacitação para implementação de programas de iniciação científica. Falaram os professores Fabiana da Silva, Suzana Macedo, Flávio Yamanaka, André Rocha e a coordenadora Elizabeth Werlang.

As metas do E3 da Estácio e a Casa Eficiente da Eletrosul

Educação e Cidadania News de 05.03.2015 – 3º Bloco.

O Centro Universitário Estácio, criou em sua unidade em Florianópolis o Espaço Estágio Emprego (E3) coordenado pela Coach Mônica Pannain Bunhôte. Ao Educação e Cidadania, falamos sobre detalhes que um candiato a emprego deve observar para causar uma boa impressão em uma entrevista, mas, mais do que isso, como um universitário pode treinar e vislumbrar um negócio, desde a universidade

Ainda nesse bloco, reportagem sobre o modelo de Casa Eficiente criado pela Eletrosul em Santa Catarina, cuja proposta é a economia até 50% de água e energia elétrica. Quem explica é o coordenador do projeto, Clóvis Carvalho.

Cursos de sushi e sashimi no Senac e o case de sucesso

Educação e Cidadania News de 26.02.2015 – 1º Bloco.

José Gallardo Garrido decidiu fazer o curso de sushi e sashimi do Senac de Florianópolis por curiosidade e acabou descobrido uma profissão. Conheça os detalhes dessa escalada através da entrevista que fiz com ele no restaurante na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

Mas antes, na faculdade Senac conversi com alunos, professores e coordenadores sobre o curso semanal. Falaram a estudante e web designer Liane Alcântara, o professor de gastronomia, Aranaldo Toro e a coordenadora dos Cursos de Gastronomia, Sabrina Dias.

Ainda nesse bloco, reportagem sobre as oportunidades de estágio do CIEE de Santa Catarina. Com o estudante Vinícius Correia, a estagiária Maria Eduarda macedo, a psicóloga Gisele Bege e o gerente estadual do CIEE SC, Marcelo Vaz.

O trabalho do Instituto Vilson Groh

Educação e Cidadania News de 26.02.2015 – 2º Bloco.

O Instituto Pe. Vilson Groh, foi lançado para dar mais força a rede composta pelo Centro Cultural Escrava Anastácia, o CEDEP (Centro de Educação e Evangelização Popular), a ACAM (Associação dos Amigos da Casa de Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó), o Centro Social Elisabeth Sarcam, além das unidades do Centro Social Marista Irmão Celso Conte, Monte Serrat e São José.

No total são 300 colaboradores além de mais 100 voluntários. Para o pe. Vilson Groh, que falou especialmente ao Educação e Cidadania, o que vale é dar dignidade e empoderamento para estesta pessoas e principalmente para estes jovens.

Cantora lírica e comendadora Rute Gebler

Educação e Cidadania News de 26.02.2015 – 3º Bloco.

Para comemorar os 70 anos de Chico Buarque, o Estúdio Vozes e Rute Gebler apresentaram em Florianópolis o belíssimo musical “Chico Buarque – com açúcar e com afeto”.

A cantora lírica aceito conversar sobre o espetáculo e a arte de cantar no Educação e Cidadania.

Senac TI busca a excelência na formação acadêmica

Educação e Cidadania News de 19.02.2015 – 1º Bloco.

Segundo um levantamento da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) o setor de tecnologia da informação emprega mais de 1,3 milhão de pessoas e terá um crescimento de 30% até o ano de 2016. Mas, tanta oportunidade não virá de graça. Cada vez mais os candidatos deverão desenvolver novas competências para conseguir cargos estratégicos na companhia, como gestão, negociação e boa comunicação.

A coordenadora Estadual dos cursos do Senac TI, Fabiula Aquino falou ao Educação e Cidadania sobre estas competências e como a instituição trabalha para que seus estudantes melhorem suas aptidões.

Ainda nesse bloco destaque para a Biblioteca Comunitária da Univali, instalada na sede da instituição na SC-401, em Florianópolis.

I milhão e 100 mil estudantes no PROERD SC

Educação e Cidadania News de 19.02.2015 – 2º Bloco.

O Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas tem o objetivo de orientar crianças e adolescentes em fase escolar a se conscientizarem dos malefícios causados pelos entorpecentes. Em Santa Catarina o Proerd já orientou mais de um milhão de crianças e adolescentes.

Ao Educação e Cidadania falou o Major Rocha, coordenador do programa no estado.

As metas da Secretária Angela Albino

Educação e Cidadania News de 19.02.2015 – 3º Bloco.

Angela Albino candidatou-se a deputada estadual em 2006. Como suplente, assumiu a cadeira em duas oportunidades. Foi candidata a prefeita de Florianópolis em 2008 e 2012. Como deputada eleita em 2010, destacou-se pela apresentação de projetos em defesa das mulheres, dos servidores públicos e na área ambiental. Em 2014 concorreu à Câmara Federal e conquistou quase 88 mil votos e ficou na segunda suplência.

Recém empossada como Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação Angela Albino disse ao Educação e Cidadania que umas das metas prioritárias é reduzir as desigualdes em Santa Catarina. O estado possui um reduto de 100 mil pessoas em estado absoluto de pobreza.