Vídeos do blog

Você também pode acessar os vídeos diretamente no Vimeo ou no YouTube: Acesse http://vimeo.com/channels/educacaoecidadania ou http://www.youtube.com/educacaoecidadania.

Programa de 24.10.2014 – 1º Bloco

Educação e Cidadania News de 24.10.2014 – 1º Bloco.

Programa de 24.10.2014 – 2º Bloco

Educação e Cidadania News de 24.10.2014 – 2º Bloco.

Programa de 24.10.2014 – 3º Bloco

Educação e Cidadania News de 24.10.2014 – 3º Bloco.

Programa de 17.10.2014 – 1º Bloco

Educação e Cidadania News de 17.10.2014 – 1º Bloco.

Programa de 17.10.2014 – 2º Bloco

Educação e Cidadania News de 17.10.2014 – 2º Bloco.

Programa de 17.10.2014 – 3º Bloco

Educação e Cidadania News de 17.10.2014 – 3º Bloco.

Outubro Rosa – Como prevenir o câncer de mama?

Educação e Cidadania News de 10.10.2014 – 1º Bloco.

A prevenção é a melhor maneira de combater o câncer de mama. A campanha de conscientização Outubro Rosa, foi criada exatamente para que muitas mulheres não tenham receio de admitir os indícios de uma doença que pode ser fatal.

Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes, a estimativa para 2014 por 100 mil habitantes associados à novos casos de câncer em Santa Catarina é de 82,37%, ou seja, 1850 mulheres com câncer.

Conversei com a médica mastologista Maria Luiza Nagel, que atua na Maernidade Carmela Dutra em Florianópolis.

Ainda no bloco reportagem sobre um método de ensino para ensinar de forma lúdica crianças da Creche Vicentina Laurindo de Florianópolis, sobre arte e literatura. Falaram à repórter Francyelle Malty, a professora de Educação Infantil Regina Horn e o professor de Educação Física, Elias Fernandez.

Falando de Empreendedorismo

Educação e Cidadania News de 10.10.2014 – 2º Bloco.

O professor e orientador do Senac Rodrigo Lisboa que ministra aulas de Fundamentos de Marketing e Vendas, do curso de Técnico em Administração do Senac, são dinâmicas e provocativas, divididas em dois momentos: nas primeiras duas horas, o foco são os conteúdos teóricos, trazendo assuntos da atualidade em tom bem humorado e utilizando recursos como sites dos principais jornais do Brasil, blogs e redes sociais.

O professor Rodrigo falou especialmente ao Educação e Cidadania, sobre as dinâmicas que utiliza para que os alunos entendam que empreender vai além de estabelecer um negócio. Pode-se empreender como colaborador dentro de uma empresa.

Acompanhe também a reportagem sobre a ação de cidadania dos alunos da Escola de Música Sol Maior. Eles organizaram uma campanha para arrecadar brinquedos para a CETE – Centro de Educação e Treinamento Esperança de São José. Falaram a professora de música Denise Peres, o aluno Jean Muller e o diretor da CETE Antônio Edson da Silva.

I Congresso Internacional de Direitos Humanos

Educação e Cidadania News de 10.10.2014 – 3º Bloco.

Entre os dias 27 e 30 de outubro deste ano, a Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo CESUSC, sediará o “I Congresso Internacional de Direitos Humanos – Barbárie ou Civilização? Os 23 anos do Movimento Direito Alternativo”, promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Jurídicos e Culturais (IPEJ). O evento vai oferecer conferências, palestras, debates e oficinas, filmes e exposições sobre o tema.

O professor Prudente José Silveira Mello, Diretor Presidente do Cesusc e Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, falou especialmente ao Educação e Cidadania sobre o que ele define como o principal objetivo do congresso, o de constituir-se como um espaço de participação e discussão democrática, no intuito de ampliar a atuação de todos aqueles que lutam pela efetivação dos Direitos Humanos.

O case de Leonardo Kincezsk

Educação e Cidadania News de 03.10.2014 – 1º Bloco.

Formado em Processos Gerenciais pelo Senac, Leonardo Kincezsk, apreciador de cervejas especiais, resolveu investir no negócio. Na reportagem, Leonardo fala ao repórter Rodrigo Cardozo como despertou nele a vontade de empreender, mesmo sem ainda saber em que área. Segundo ele, por vivenciar esse ambiente e observar as pesquisas de área, ele e o sócio perceberam que essa era uma grande oportunidade de negócio, especialmente por ser um mercado em franco crescimento.

E assim surgiu a Viñeja – Distribuidora de Cervejas Artesanais, Vinhos e Espumantes.

Acompanhe também a reportagem de Iuri Grechi, com o promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto sobre como votar nas eleições de 2014. A matéria faz parte de uma série da RICTV sobre as Bandeiras do Eleitor: O Fim da Corrupção.

Falando de eleições com dr. César Pasold

Educação e Cidadania News de 03.10.2014 – 2º Bloco.

Sobre as eleições 2014, entrevistando o professor César Luis Pasold, que também é advogado, cientista político, pós doutor em direito das Relações Sociais, doutor em direito do estado, mestre em Instituições políticas e jurídicas, além de presidente da Academia Catarinense de Letras Jurídicas.

Ao Educação e Cidadania dr. Pasold fala sobre juventude e Cidadania Política, educação para a Consciência Jurídica, Cultura Política e o jovem e a importância de Eleições periódicas para a Democracia.

Veja também a reportagem sobre o Desafio do Conhecimento. Com a diretora Maria Aparecida da Silva, a gerente de operações da Júnior Achievement Ariana Ramos, o estudante Lucas dos Passos, o diretor so Senai Marcos Hollerweger e o diretor da Revista It`s, Riadis Dornelles.

A Campanha “Fraldas da Alegria”

Educação e Cidadania News de 03.10.2014 – 3º Bloco.

Mais de 35 mil fraldas foram arrecadadas pela campanha “Fraldas da Alegria” e entregues para a Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Avos), durante uma festa antecipada de Dia das Crianças promovida para pacientes atendidos pela instituição em Florianópolis.

A campanha foi uma iniciativa de alunos do curso Esag Sênior, que oferece formação complementar em Administração para maiores de 45 anos no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Ao Educação e Cidadania falaram a coordenadora da campanha, professora Viviane Regina da Silva e o aluno locutor e apresentador Salvador dos Santos.

O curso Modelagem em Tecidos do Senac e o Parlamento Jovem

Educação e Cidadania News de 26.09.2014 – 1º Bloco.

A moulage, criada pela estilista francesa Madeleine Vionnet, é uma técnica de modelagem tridimensional. Essas roupas que fogem do padrão podem ter recortes diferentes dos tradicionais, ou muitos recortes, volumes exagerados ou em lugares inusitados, golas de tamanhos e formatos diferentes.

Os estilistas de alta-costura utilizam a moulage para o desenvolvimento de vestidos de festa e peças que tenham muitas sobreposições. E se você trabalha com moda e quer aprender melhor esta técnica, o Senac oferece o Curso de Moulage, em Florianópolis.

Na reportagem de Elian Matte, falaram a orientadora Silvia Silveira e as alunas Simone Borges e Gracieli Molina.

Acompanhe também a reportagem de Christiano Vasconcelos de Brasília sobre os alunos catarinenses que participaram do Parlamento Jovem, projeto desenvolvido pela Câmara dos Deputados. Falaram os estudantes Crislaine Zago e Gusta Siani.

Entrevista com o Sec. da Educação Eduardo Deschamps

Educação e Cidadania News de 26.09.2014 – 2º Bloco.

As iniciativas inspiradoras de gestão da educação estiveram em pauta, nos dias 24 e 25 de setembro, em Florianópolis, no encontro realizado pelo Instituto Natura e Consed. O evento contou com a participação de representantes das secretarias estaduais de Educação de todo o país.

Pedro Villares, diretor-presidente do Instituto Natura, apontou os pilares do instituto, que tem priorizado ações em gestão, inovação e transformação social a partir da educação. Entre os projetos de destaque ligados à educação, está o portal Conviva, em parceria com a Undime e, que já atingiu cerca de 4 mil municípios em todo o Brasil.

Ao Educação e Cidadania, o secretário Eduardo Deschamps do projeto com o Instituto Natura, a ampliação do Ensino Médio e Integral para 2015 e do que precisa melhorar na gestão escolar catarinense.

Ainda nesse bloco, reportagem de Thiago Toscani sobre o projeto Música na Escola como forma de melhorar o rendimento dos alunos. Falaram os estudantes Tainá Victoria e Augusto da Costa, os professores Ney Platt e Flávia Cristina Sebold, além da secretária de Educação de São José, Méri Hang.

Projeto “Tudo a Ver” reúne juízes e estudantes

Educação e Cidadania News de 26.09.2014 – 3º Bloco.

O projeto “Tudo a Ver”, iniciativa da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), que reuniu juízes e jornalistas para um bate-papo informal com os jovens estudantes sobre temas ligados ao Direito, aos Poderes do Estado e à Política.

Focado no público-alvo que são os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino estadual e das escolas particulares, o projeto tem como objetivos específicos apresentar aos jovens as instituições democráticas de seu Município, Estado e País; desmistificar e familiarizar os jovens com os temas do universo jurídico e político.

O coordenador Juiz Fernando de Castro Farias, falou ao Educação e Cidadania.