Arquivos

Vídeos do blog

Você também pode acessar os vídeos diretamente no Vimeo ou no YouTube: Acesse http://vimeo.com/channels/educacaoecidadania ou http://www.youtube.com/educacaoecidadania.

Programa de 11.02.2016 – 1º Bloco

Educação e Cidadania News de 11.02.2016 – 1º Bloco.

Programa de 11.02.2016 – 2º Bloco

Educação e Cidadania News de 11.02.2016 – 2º Bloco.

Programa de 11.02.2016 – 3º Bloco

Educação e Cidadania News de 11.02.2016 – 3º Bloco.

Programa de 04.02.2016 – 1º Bloco

Educação e Cidadania News de 04.02.2016 – 1º Bloco.

Programa de 04.02.2016 – 2º Bloco

Educação e Cidadania News de 04.02.2016 – 2º Bloco.

Programa de 04.02.2016 – 3º Bloco

Educação e Cidadania News de 04.02.2016 – 3º Bloco.

As metas do Instituto Vilson Groh e o Projeto Anjos do Bem

Educação e Cidadania News de 24.12.2015 – 1º Bloco.

O Instituto Pe. Vilson Groh, é uma organização que recebe o nome do sacerdote que se mudou para a periferia de Florianópolis há mais de 30 anos. O trabalho contribui para a inclusão social de milhares de crianças, adolescentes, jovens e adultos da região.

A rede, como é chamada por seus colaboradores, é composta pelo Centro Cultural Escrava Anastácia, o CEDEP (Centro de Educação e Evangelização Popular), a ACAM (Associação dos Amigos da Casa de Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó), o Centro Social Elisabeth Sarcam, além das unidades do Centro Social Marista Irmão Celso Conte, Monte Serrat e São José.

O pe. Vilson Groh falou ao Educação e Cidadania.

Na reportagem destaque para o belo trabalho realizado pelas mulheres que participam do Projeto Anjos do Bem em Florianópolis. Com Sofia Maciel Vahl (10 anos) e as voluntárias Jussara Reiner, Maria Tereza Nuremberg, Marcia Fernandes e Christiane Silva.

E não deixe de ouvir a canção de Natal da Associação Coral de Florianópolis.

As conquistas do Senac em 2015 e a receita de natal Renata Tramea

Educação e Cidadania News de 24.12.2015 – 2º Bloco.

O Senac é uma instituição com 28 unidades fixas em Santa Catarina, além de possuir 5 carretas escolas que rodam o estado. Uma das conquistas de 2015, foi a excelência conquistada no Worldskills, com a premiação da aluna Milena Berkembrock, da Faculdade Senac de Blumenau. O Diretor Regional do Senac SC, Rudney Raulino, falou especialmente ao Educação e Cidadania, avaliando o ano que passou.

Como inovar numa ceia de natal, festa que se repete a cada ano? A Chef de cozinha do Senac Renata Tremea, preparou para o Educação uma receita simples e saborosa que pode ser experimentada em qualquer época do ano. No Blog do Senac, aparecem outras dicas.

Ao final desse bloco nova canção de Natal da Associação Coral de Florianópolis.

A Cantata de Natal em São José e o canto da Associação Coral de Fpólis

Educação e Cidadania News de 24.12.2015 – 3º Bloco.

No entorno da Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico de São José, foi realizada a abertura da programação de Natal 2015, no Centro Histórico do município, dentro de uma vasta programação. O Coral Luterano, formado por 40 coralistas e três atores, apresentou a “Cantata de Natal: Cantai, sua luz chegou!”. O superintendente da Fundação Municipal de São José, Carlos Educardo Martins e o Mestre Oleiro Geraldo Germano falaram ao Educação e Cidadania.

O programa encerra com mais uma canção de Natal da Associação Coral de Florianópolis.

Os cursos do Senac e a exposição de Albertina Prates

Educação e Cidadania News de 17.12.2015 – 1º Bloco.

Foco no mercado de trabalho. Sobre este tema conversei com coordenadora estadual de Ensino Superior do Senac de Santa Cataria, Ana Elisa Cassal. Os cursos superiores de tecnologia ofertados pelo Senac fazem parte da educação profissional e são focados em atender demandas do mercado de trabalho.

Acompanhe também a reportagem do Elian Matte sobre a exposição “Ponto fora da Curva” da artista plástica Albertina Prates realizada no MASC, o Museu de Arte de Santa Catarina. A exposição atraiu estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina.

O pódio da Faculdade Cesusc em 2015

Educação e Cidadania News de 17.12.2015 – 2º Bloco.

O final de 2015 foi vitorioso para a Faculdade Cesusc de Santo Antonio de Lisboa. Na avaliação do MEC, 4 estrelas para o Curso de Administração, 3 para o Curso de Psicologia e 5 para o Curso de Design de Interiores e o curso em EAD de Gestão Comercial. Saiba mais dos trabalho realizado com a Diretora Geral da Faculdade Cesusc, Betina Backes.

Nesse bloco também, avaliação do Movimento a Indústria pela Educação com o assessor da FIESC Antonio Carradore.

A Orquestra Social de Florianópolis

Educação e Cidadania News de 17.12.2015 – 3º Bloco.

A Orquestra Social de Florianópolis idealizada e coordenada pelo maestro Carlos Angioletti Vieira, faz um belíssiomo ttrabalho de inclusão social e musical. Veja a reportagem com as alunas Bruna Loruz e Márcia Catette, o aluno Sandro Chaves e o maestro Angioletti. Uma Ação de Cidadania!

Aleitamento na Eletrosul e Conexão Games no Senac Palhoça

Educação e Cidadania News de 10.12.2015 – 1º Bloco.

O Conexão Games é um evento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC Palhoça, onde ocorrerão diversas atividades envolvendo gamers e profissionais que queiram adentrar no mundo dos jogos online.

Ao Educação e Cidadania falaram o Coordenador de Informação e Comunicação do Senac em Palhoça, Fábian Mendonça Souza e o professor Gabriel Conti.

Ainda nesse bloco reportagem sobre a sala de apoio ao aleitamento materno inaugurada na Eletrosul em Florianópolis. O objetivo é priorizar a saúda da mãe trabalhadora e promover a saúde infantil. Na reportagem de Rodrigo Carodozo, com Ingrid Bittencourt, Coord. estadual da Saúde da Criança, a enfermeira Murielk Lino e o diretor administrativo da Eletrosul Paulo Afonso Vieira.

Rendeiras da Ilha e o Conexão Games do Senac Palhoça

Educação e Cidadania News de 10.12.2015 – 2º Bloco.

As rendeiras da Ilha são um verdadeiro patrimônio da cultural de Florianópolis, na Ilha de Santa Catarina. E o grande objetivo é fazer com que essa tradição permaneça viva. E uma curiosidade, homens também estão aderindo as rendas e ao artesanato, até como terapia. Na reportagem de Elian Matte, a rendeira Maria da Glória Viama Soares e com o artesão Edivaldo Pedro de Oliveira.

Ainda nesse bloco a segunda parte da entrevista sobre o Conexão Games de Santa Cataria realizado no Senac da Palhoça, com o coordenador de Informação e Comunicação do Senac Palhoça, Fábian Luiz Mendonça e o professor Gabriel Conti.

Música nas escolas públicas catarinenses

Educação e Cidadania News de 10.12.2015 – 3º Bloco.

O diferencial é o estilo. As crianças e jovens irão ver peças que foram escritas ou ambientadas para coro a cappella pelo compositor Carlos Besen. Uma forma de inteirar esse público de um tipo de música que muitas talvez nunca ouviram e treinar novas platéias. o projeto da cantora lírica, produtora cultural e pianista Cláudia Ondrusek, foi premiado em 2015 pelo edital Elisabete Anderle.