- Blog Educação e Cidadania News - http://educacaoecidadania.com.br/blog -

Como surgiu a expressão “santo do pau oco”?

Santo do pau oco

A cobrança de altos impostos Brasil e a sonegação são bem mais antigas do que imaginamos. A expressão “santo do pau oco”, usada para designar pessoas falsas, surgiu provavelmente em Minas Gerais, entre o final do século XVII e o início do século XVIII. Era o Período Colonial, o auge da mineração no País.

Para driblar a cobrança do “quinto”, o imposto de 20% que a Coroa Portuguesa cobrava de todos os metais preciosos garimpados no Brasil, santos em madeira oca eram esculpidos e, posteriormente, recheados de ouro em pó.

Hoje, a cobrança fica a cargo do Departamento Nacional de Produção Mineral, do Ministério de Minas e Energia, que instituiu a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). A CFEM é de 1% sobre o ouro e é paga a órgãos federais (12% do total), Estado onde for extraído o mineral (23%) e o município produtor (65%).

Outra possibilidade de origem da expressão santo do pau oco é do folclorista Luiz Câmara Cascudo em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, que diz que as imagens de santos vinham de Portugal recheadas de dinheiro falso.

Fonte: www.terra.com.br [1]