Arquivos

Santa Catarina se destaca na média de aprovação do IDEB

Por Suely de Aguiar

Foto: Osvaldo Nocetti/ASCOM/SED

Santa Catarina e São Paulo são os estados que obtiveram a melhor média de aprovação nas séries iniciais, 93,1% e 94,5%, e nas finais – 87,4% e 89,2%, respectivamente, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Já no ensino médio, o estado catarinense conquistou a primeira colocação no ranking nacional, com 83,7%, e São Paulo a segunda, com 83,0%. Os dados, referentes ao ano de 2007, foram divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). “Mesmo ocupando lugar de destaque nos indicadores nacionais, a meta do Governo de Santa Catarina é melhorar ainda mais os indicadores e zerar o analfabetismo no Estado” ressalta o secretário da Educação, Paulo Bauer.

Quando de compara o crescimento da média de aprovação dos dois estados, Santa Catarina leva vantagens nas séries iniciais apresentando crescimento de 1,60% nas séries iniciais, 1,14% nas finais e 2,66% no ensino médio. Já no estado de São Paulo, o crescimento de 2007 em relação a 2005, nas séries iniciais a taxa de aprovação apresentou uma queda de 0,76%. Nas séries finais a queda foi de 0,47%, apresentando crescimento de 1,80% no ensino médio, menor taxa se comparada como a do crescimento de Santa Catarina (2,66%).

Para o gerente o gerente de Registro Escolar e Estatística da SED, Edson Dirksen, as metas alcançadas pelo IDEB e o crescimento na taxa de aprovação em 2007, se devem, principalmente, a qualificação dos professores e a disponibilidade de vagas nas escolas, especialmente na faixa etária entre 6 a 14 anos. “Outro fator que pode ter contribuído para a elevação nos indicadores apresentados é a diminuição da evasão escolar”, complementa. www.sed.sc.gov.br/joomla

Comments are closed.