Laguna revive proclamação da República Juliana

Thiago Lacerda e Vanessa Lóes

De 17a 27 de julho Laguna volta viver as aventuras da República Juliana, um espetáculo que será realizado com a interpretação de Thiago Lacerda como Giuseppe Garibaldi e Vanessa Lóes, esposa de Lacerda, como Anita Garibaldi.

A arena será montada às margens da Lagoa de Santo Antonio, cenário onde vários fatos históricos efetivamente ocorreram. No local, será erguida uma verdadeira cidade cenográfica, com casas, igreja, câmara de vereadores, reproduzindo assim todos os aspectos de uma vila da época.

Para reproduzir com fidelidade os fatos históricos, cerca de 500 pessoas, entre atores do grupo Teatral Terra e figurantes selecionados em meio aos moradores da cidade preservam o jeito e até o sotaque típico dos habitantes do pequeno vilarejo.

O amor vivido pelo destemido capitão Giuseppe Garibaldi e Ana Maria de Jesus, que mais tarde seria conhecida como Anita, a heroína de dois mundos, serve de ponto de partida para contar importantes capítulos da história nacional, que foram parar em livros do mundo inteiro.

Thiago Lacerda, que já viveu Garibaldi na minissérie “A Casa das Sete Mulheres” não esconde a satisfação em participar do projeto. “Esse espetáculo não fica nada a dever às grandes produções realizadas no Brasil e no mundo, por isso fiz questão de participar e prestar mais uma vez uma homenagem ao destemido capitão Garibaldi”, salienta o ator.

Para Vanessa, viver a heroína e participar de uma dramatização ao ar livre será algo novo em sua trajetória profissional. Mas, o desafio foi aceito e ela confessa que se encantou com a história assim que leu as primeiras páginas do roteiro.

A República em Laguna” é um espetáculo dirigido e produzido pelo grupo teatral Terra, em parceria com a New Millennium, apoio da Prefeitura Municipal de Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura e Secretaria Municipal Turismo e Lazer.

1 comment to Laguna revive proclamação da República Juliana

  1. Alicia
    outubro 15th, 2008 at 20:03

    Por que vocês não fazem esse teatro em Trombudo Central???
    Mesmo não sendo Laguna… para as pessoas saberem com foi a proclamação da República Juliana.