Arquivos

Jornalista brasileiro Murilo Carvalho ganha prêmio na Alemanha

O jornalista Murilo António de Carvalho

O jornalista Murilo António de Carvalho

RIO – Com a obra O Rastro do Jaguar, o jornalista, escritor e diretor do Grupo Cobram, Murilo Antônio Carvalho, conquistou o primeiro Prêmio Leya, idealizado pelos escritores portugueses Manuel Alegre e Nuno Júdice, e por José Carlos Seabra Pereira, professor universitário da Faculdade de Letras de Coimbra.

Além destes, integraram o júri o escritor Pepetela, em representação de Angola, Lourenço do Rosário, reitor do ISPU de Maputo, de Moçambique, e os brasileiros Carlos Heitor Cony, escritor e jornalista, e Rita Chaves, crítica literária e professora da Universidade de São Paulo.

O Prêmio Leya foi criado para apoiar os autores que escrevem, valorizam e contribuem para a maior difusão da língua portuguesa em todo o mundo. Participaram do julgamento mais de 420 obras inéditas.

Conhecedor da alma brasileira e de suas raízes, Murilo Carvalho está à frene da direção de jornalismo dos programas de TV do Grupo Cobram há mais de 20 anos.

De 1988 a 2003 atuou no Diário Rural, programa matutino voltado ao produtor rural que foi ao ar na TV Bandeirantes. Desde 1995 dirige, também, a redação do programa Siga Bem Caminhoneiro no SBT, além de ter passado importante período na Editora Abril, Folha de São Paulo, MCCann, entre outras experiências profissionais que contribuíram para seu conhecimento da língua e dos costumes do Brasil.

– Viajei cerca de 620 mil quilômetros nos últimos 16 anos. Segui pelas estradas brasileiras fazendo reportagens para os programas de TV e rádio que produzimos. Acompanhei o dia-a-dia de produtores rurais e caminhoneiros por todo o País e produzi aproximadamente 650 reportagens, entrevistando e registrando as vivências de mais de 1500 produtores e caminhoneiros em todas as regiões do Brasil – destaca Murilo.

Segundo o jornalista, passar noites em estradas ruins, atoleiros, cortar estradas bonitas em épocas de pouca chuva, viver o drama de pequenos produtores rurais e caminhoneiros solitários, testemunhar histórias de sucesso dos heróis de nosso cotidiano, acompanhar o trabalho em áreas difíceis de mineração, nas ruas entupidas das grandes cidades, enfim, acompanhar essas duas grandes categorias que formam um batalhão de milhões de trabalhadores, essenciais para a produção e distribuição de alimentos e produtos pelo Brasil, significou um profundo conhecimento da vida.

– Significou, também, conhecer as opiniões dessas pessoas a respeito do mundo, e como encaram a família, os filhos, o futuro – completa o escritor.

Apesar de toda sua experiência, Murilo, que desde o início de sua carreira manifestou seu compromisso com o Brasil escrevendo para o Jornal Movimento – bastião da imprensa livre contra a ditadura nos anos 70 -, se diz surpreso com a conquista do prêmio.

Fonte: www.jbonline.com.br

1 comment to Jornalista brasileiro Murilo Carvalho ganha prêmio na Alemanha

  1. Vera Moraes
    maio 5th, 2009 at 21:07

    Fiquei muito feliz pelo murilo ter conseguido este premio. Ele merece. Sou sua fã!