Violência nas escolas – a opinião de Bauer e Ramlow [reprise]

Programa de 18.04.2009 – 1º Bloco

Uma briga de alunos na localidade de Furadinho, interior de Palhoça/SC, que terminou em cortes de faca no braço de um deles, desencadeia o debate sobre a violência nas escolas de Santa Catarina. Apesar da comunidade escolar não gostar de falar ou admitir a existência dessa violência, em janeiro de 2009, o governador Luis Henrique sancionou a lei 14.651 de combate a prática do bullying nas escolas públicas e privadas do estado. Educadores do Instituto Estadual de Educação e o secretário estadual de educação Paulo Bauer falaram do assunto ao Educação e Cidadania.

3 comments to Violência nas escolas – a opinião de Bauer e Ramlow [reprise]

  1. Carlos Alberto Noell
    abril 29th, 2009 at 08:36

    Mensagem: Prezada Apresentadora! gostei de ver mais uma vez o seu Programa. É interessante e útil discutir a Educação. Hoje, porém, fiquei triste com o assunto violência nas escolas. Quero apenas acrescentar que enquanto nossos governantes não tiverem compromisso e responsabilidade com a Educação, de nada adiantará os debates. Para que haja solução deste e de outros problemas, primeiro é preciso que nosso governador não escolha seus secretários spmente pelo aspecto político, no famoso toma-lá-dá-cá, depois como ter uma boa Educação em nosso Esatdo, se o nosso governador é o primerio a desrespeitar as leis. Basta olharmos a situação da nossa querida Polícia Militar e dos nossos Professores. Estão largados, não recebem o devido respeito e consideração. Como ter boa Educação com um Secretário distante da realidade de nossas Escolas? De que adianta criar leis? Parece que elas, as leis, resolverão nossos problemas nas Escolas. Para que isto aconteça, é necessário, além de compromisso com a verdade, conehcimento da realidade onde os políticos vãoo gerenciar ou comandar uma determinada pasta estadual. Isso, nosso Secretário de Educação não parece possuir, pode ter valor político, mas como Secretário de Educação, ele precisa sair de seu gabinete e conhecer o público e os profissionais tutelados pela Secretaria de Educação. E ao nosso Governador, basta cumprir as leis de Segurança que já existem. Abraços e obrigado e parabéns pelo programa. Carlos Alberto Noell

  2. Sebastião Sagás
    abril 29th, 2009 at 08:40

    Olá Maria Odete. Sou professor e espectador assíduo de seu programa. Achei muito interessante a matéria sobre violência nas escolas e gostaria muito de compartilhar com meus colegas de trabalho.Seria possível o acesso ao programa ( reprise ou download) para este fim?

    Atenciosamente
    Sebastião Sagás

  3. Ranieli
    maio 13th, 2009 at 16:16

    Olá… seu blog é muito legal!

    Parabéns!!!
    Vejo que temos interesses em comum.