O dia da saúde e do jornalista

Aguinel José Bastian Júnior, presidente da ACM

Aguinel José Bastian Júnior, presidente da ACM

Hoje é dia mundial da saúde e é também o dia do jornalista. Busco uma reflexão sobre a coincidência da data que, do ponto de vista histórico não existe, mas que pode fazer muito sentido se buscarmos relatos do cotidiano.

Na saúde o dia 07 de abril vem da fundação da Organização Mundial da Saúde e de sua primeira assembléia mundial pra discutir o tema, em 1948. No jornalismo a data foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a um jornalista chamado Giovanni Battista Libero Badaró, assassinado em 1830 por inimigos políticos.

Mas é na incessante batalha por melhorias nas condições de saúde pública em nosso país que o jornalismo empresta suas eficientes ferramentas de transformação social para os que batalham pelo atendimento digno. E o jornalista o faz mostrando o fato necessário no momento exato, oferecendo duras denúncias com isenção, expondo a dor com empática humanidade e traduzindo a realidade dos que não tem voz.

Costumo dizer que todo profissional deve ter clara noção das responsabilidades que tem em função das prerrogativas que a profissão lhe privilegia. Como médico posso afirmar com convicção que a possibilidade de entrar na intimidade das vidas traz junto o dever de defender a dignidade das pessoas. Num paralelo com a imprensa vejo o jornalista com grande dever social que, transcendendo a saúde, o leva a todas as atividades relacionadas com a estrutura da sociedade e dos valores.

Acompanhando o trabalho de vários jornalistas de nosso estado na seara da saúde, vejo forte sentido nessa coincidência de datas e, em nome dos médicos de Santa Catarina, agradeço seu inestimável trabalho em prol da extinção das carências, da imputação dos que não fazem e do resgate da dignidade e da cidadania.

No dia 07 de abril, dia mundial da saúde e dia do jornalista, façamos uma profunda reflexão sobre a saúde das nossas pessoas e um brinde à saúde dos nossos jornalistas.

Aguinel José Bastian Júnior
Presidente da Associação Catarinense de Medicina
Diretor Geral da Escola de Cidadania da ACM

Comments are closed.